SEJA BEM VINDO!

O segredo da felicidade no trabalho reside em uma palavra: excelência.
Faz bem aquele que gosta do que faz...

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Registro Digital da Experiência



O trabalho foi elaborado e executado na Escola Municipal de Nossa Senhora, com  alunos do 7º ano do Ensino Fundamenta II , na faixa etária de 12 a 15  anos,  cujo o objetivo central  foi de levar os alunos  a unir teoria a prática como é exigido a dinâmica na era da informação.
Durante a execução da atividade, os discentes tiveram a oportunidade de aprofundar o assunto a “Era Feudal e Formação do Feudo”. Acessaram o Objeto de Aprendizagem já disposto nas máquinas através das animações computadorizadas, fazendo com que se sentissem como protagonista desse tempo histórico, aprenderam muito mais sobre administração do feudo, verificando: Estilo de vida da época, Culturas, Vestimentas, Hierarquias, Costumes e Obrigações dentro da sociedade feudal.
Foi  interessante os comentários que surgiram no momento da atividade como:  a indignação quanto a pirâmide hierárquica social no período do feudalismo e condições dos servos.
A atividade aconteceu em duas aulas e os participantes envolvidos foram: alunos do 7 º ano, professor da turma e também participantes do curso Tecnologias na Educação.
         Durante toda a aula percebemos que trabalhar com essa faixa etária é muito interessante, pela curiosidade dos adolescentes em conhecer e manipular recursos que desconhecem. Este grupo de alunos revelou a possibilidade de adquirirem novos conhecimentos com a utilização desse recurso tecnológico, devido o interesse e questionamentos feitos sobre como usá-lo.

         
Foi apresentado o laboratório de informática pela primeira vez, no turno vespertino. Em seguida fomos para o salão e ilustrarmos o que haviam visto e as discussões do assunto abordado através de maquetes confeccionadas pelos alunos, atividade essa que havia sido preparada em casa e que foram enriquecidas na dimensão teórica aprendida no ambiente informatizado.
O envolvimento de forma prazerosa como foi desenvolvida  a atividade facilitou a aprendizagem e nos surpreendeu.  Ficaram interessados no laboratório e combinamos que numa próxima aula iríamos planejar para maior utilização dos computadores quando estiverem prontas as instalações do laboratório.
       De modo geral, os alunos conseguiram compreender a proposta da atividade apresentada e se mostraram motivados a colocá-la em prática. Percebemos que alguns alunos na turma ainda não dominam o uso do objeto de aprendizagem e portanto os com maior domínio sobre a máquina ficaram mais eufóricos para concluir a atividade e os demais participaram oferecendo sugestões.
Percebemos que ao se envolver em atividades como essa, o aluno torna-se mais responsável, sujeito ativo na construção do conhecimento. Ao pesquisar, estabelecer relações, sintetizar, descortina novas possibilidades frente ao aprendizado anterior. Nós, enquanto dinamizadores desse processo, também estamos construindo um novo conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário