SEJA BEM VINDO!

O segredo da felicidade no trabalho reside em uma palavra: excelência.
Faz bem aquele que gosta do que faz...

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Projeto


 UNIDADE II – INTERNET, HIPERTEXO E HIPERMÍDIA
TURMA: NTE - DIRED
TUTORA : Paula Edilma da Silva Lima
CURSISTA: MARIA DE LOURDES BEZERRA SANTOS___________

Atividade 2.8
 ATIVIDADE PRÁTICA PEDAGÓGICA

Tema: “Era Feudal e Formação do Feudo”
Clientela: Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental   Nº de alunos: 33
Turno: Vespertino
Estabelecimento de Ensino: Escola Municipal de Nossa Senhora

Justificativa:

Diante da necessidade de compreender a origem das desigualdades sociais através do tempo, e de um período específico denominado feudalismo, esta atividade possibilitará revisar o conteúdo da idade média de uma maneira mais atraente. A atividade proposta ajuda a caracterizar a época do Feudalismo, de modo que o aluno compreenda e interaja de forma dinâmica, por meio de personagens e atividades similares aos da época, fazendo com que realmente se sintam na "Era Feudal", através das animações computadorizadas, fazendo com eles se sintam como protagonista desse tempo histórico, portanto ele aprenderá muito mais uma vez que a administração do feudo estará em suas mãos.
O conteúdo proposto é um dos mais importantes do currículo de História já que foi um ponto importante da história onde a desigualdade social teve ênfase. Conhecendo este período histórico, o discente poderá entender com muito mais clareza o motivo de todos os outros fatores que geraram desigualdade no decorrer da história.


Objetivo:

Identificar os seguintes pontos importantes do feudalismo e da formação do feudo:
Ø  Estilo de vida da época;
Ø  Culturas;
Ø  Vestimentas;
Ø  Hierarquias;
Ø  Costumes;
Ø  Obrigações.


Desenvolvimento:

Na sala de aula:

Ø  Antes de realizar a atividade, será feita uma pequena introdução sobre o assunto em estudo, para inteirar os alunos quanto ao assunto que estarão explorando, e, depois, dividi-los em duplas ou em grupos, de acordo com o número de computadores do laboratório.
Ø  Pedir que os alunos peguem papel e caneta para anotarem suas dificuldades, dúvidas e respostas dos exercícios.


Na sala de computadores:

Preparação:

Para a atividade, usaremos um laboratório sem acesso à internet, mas com o Objeto de Aprendizagem já disposto nas máquinas.  O acesso à web também é importante para que os alunos possam buscar mais informações sobre o conteúdo e discuti-las com o colega da dupla (ou grupo) ou com o restante da sala.
A sala estará organizada de forma que os alunos fiquem em duplas ou em grupos e possam discutir o objeto de aprendizagem.


1º momento:

Ø  O professor iniciará à atividade e poderá fazer uma prévia explicação sobre o conteúdo para inteirar os alunos quanto ao conteúdo que irão explorar;
Ø  Antes dos alunos começarem a responder as perguntas, o professor poderá pedir para que os alunos desliguem os monitores para explicar de uma maneira mais didática as etapas pelas quais passaram: (Estrutura do Feudo, Organização Social, Segurança, Igreja, Cultivos, Pagamentos e Obrigações);

2º momento:

Ø  O professor pode usar as atividades do objeto para explicar alguns conceitos e acrescentar os comentários e observações que achar pertinentes;
Ø  O professor poderá pedir para que, quando os alunos terminarem de responder as perguntas, eles não saiam da tela final de pontuação. Os que conseguirem pontuação maior que "0" poderão ajudar os que não conseguiram.


3º momento:

Ø  Será feita uma breve discussão entre os alunos.
Ø  O professor pode fazer perguntas aos alunos para incentivar a discussão, como, por exemplo: "vocês acham que existem diferenças e/ou semelhanças entre as camadas sociais da época com os dias atuais?", Pode haver um levantamento das perguntas que os alunos tiveram mais dificuldade e das com menor dificuldade, assim como para as etapas. (Isso direcionará os pontos que o professor deve dar ênfase);

4º momento:

Ø  Apresentação das maquetes confeccionadas pelos alunos exemplificando a estrutura do feudo.

Recursos Utilizados:
      Computadores, Hipertexto, máquina fotográfica digital, filmadora, soft e programa interativo, papéis e materiais variados.

Avaliação:

Será realizada através da atividade interativa de animação onde o professor realizará avaliações individuais ou em grupos e também há a possibilidade da realização de uma produção textual onde os alunos podem demonstrar e relatar todo o conhecimento adquirido pela animação e pelas explicações durante as aulas e também através da construção de maquetes retratando a “Era Feudal”, onde a partir daí o aluno faz um trabalho criativo e diferente. Esse tipo de atividade exercita a criatividade do aluno e, como a ideia será dele, ele terá mais vontade e estímulo em fazer o projeto.


Bibliografia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário