SEJA BEM VINDO!

O segredo da felicidade no trabalho reside em uma palavra: excelência.
Faz bem aquele que gosta do que faz...

domingo, 19 de junho de 2011

Contextualizando a Mudança: da Teoria à Prática

     ATIVIDADE REALIZADA EM DUPLA
Nossa reflexão, parte do pressuposto de que parte de nossos alunos possuem um déficit em relação à linearidade dos conteúdos, isto é, falta-lhes, muitas vezes, pré-requisitos, conceitos que são indispensáveis a uma prática dialógica mais interativa. Os educandos, na sua maioria, não explicitam suas ideias, dúvidas ou curiosidades acerca dos novos conteúdos ministrados por não ter o hábito de rever os assuntos ou em pesquisar em outros meios, resultando numa insegurança que inibe o diálogo com o professor. Eles precisam entender que as discussões não devem se limitar apenas no que o professor fornece, mas que eles podem buscar material de apoio, observar, pesquisar na internet, fazer leitura em outros livros, ir na biblioteca, ser um pesquisador que antes de tudo se volta para descobrir novos horizontes de conhecimentos.
Para induzir a reflexão, utiliza-se as estratégias como: perguntas diretas ou indiretas ao aluno sobre o assunto abordado em pauta, chamada nominal dos educandos para darem sua contribuição, contextualização das experiências dos alunos, usa-se de parábolas para suscitar reflexões, entre outras que estabelecem um ambiente de livre expressão e que favorece o diálogo, também se fornece material audiovisual com filmes, reportagens para que se tenha mais experiência com os assuntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário