SEJA BEM VINDO!

O segredo da felicidade no trabalho reside em uma palavra: excelência.
Faz bem aquele que gosta do que faz...

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

PROJETO: MULTIPLICADORES NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA


PROJETO: MULTIPLICADORES NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Angelúcia Pereira de Almeida Lima
Maria de Lourdes Bezerra
  Maria das Mercês de Melo
      Multiplicadoras


Justificativa:
Os acidentes, ou lesões não-intencionais, representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. No total, mais de 5 mil crianças morrem e cerca de 110 mil são hospitalizadas anualmente, segundo dados do Ministério da Saúde, configurando-se como uma séria questão de saúde pública.
A prevenção é a principal saída para a problemática dos acidentes, mas esta ainda permanece como um desafio. A prevenção não é encarada como prioridade no País. Muitas vezes é necessário que os problemas ocorram – dengue, AIDS, alagamentos, drogas – para só depois se rever os prejuízos. Além disso, o acidente nem sempre é notificado e tratado como tal, gerando ainda mais obstáculos na busca de soluções. Com a conscientização da sociedade, pelo menos 90% dos acidentes poderiam ser evitados com atitudes preventivas, como: ações educativas, modificações no meio ambiente,  modificações de engenharia, criação e cumprimento de legislação e regulamentação específicas.
Precisamos nos qualificar como verdadeiros agentes multiplicadores de conhecimentos e de atitudes preventivas para evitarmos acidentes de trânsito; afogamentos; sufocações; quedas; queimaduras e intoxicações.
Desta forma, através da parceria com a ONG CRIANÇA SEGURA Safe Kids Brasil nos propomos a preparar os profissionais da rede de ensino municipal dos municípios de Lagoa Nova e da Escola Municipal de Nossa Senhora em Currais Novos, para o adequado enfrentamento das dessas situações no ambiente escolar, com a intenção de reprodução do comportamento preventivo e educativo na comunidade. Além disso, este
projeto servirá de base para o relatório final de conclusão do Curso on-line para multiplicadores da ONG Criança Segura.

Objetivos Gerais:
v   Mobilizar, incentivar e envolver outras pessoas em prol da redução de acidentes.
v  Disseminar a cultura da prevenção de acidentes e contribuir com a segurança de crianças e adolescentes de 0-14 anos.
Objetivos específicos:
v  Estudar os principais riscos e causas de acidentes nesta faixa etária, e nos qualificar como verdadeiros agentes multiplicadores de conhecimentos e de atitudes preventivas.
v Compartilhar informações, materiais e atividades para que possamos nos preparar e desenvolver um programa de prevenção de acidentes em nossa comunidade.

Metodologia
Interação com textos, gráficos, vídeos, áudios, discussão de temas entre outras atividades que embasarão a sua prática de promotor da segurança na infância. 

Avaliação
Será realizada ao final dos encontros de sensibilização sobre o programa de prevenção de acidentes com crianças de 0 a 14 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário