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sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Articulando saberes e transformando a prática


Na sociedade do conhecimento e da tecnologia, torna-se necessário repensar o papel da escola, no que diz respeito ao ensino e à aprendizagem para que o aluno adquira um posicionamento crítico e reflexivo. Desta maneira, a melhor forma de ensinar é aquela que propicia a autonomia do aluno na busca de novas compreensões, por meio da produção de ideias e de ações criativas e colaborativas. O envolvimento do aluno é fundamental nesse processo e aumenta nesse caso a responsabilidade da escola que, deve promover o saber de forma contextualizada levando em conta os aspectos da vida pessoal, social e cultural do educando, mobilizando as competências cognitivas e emocionais já adquiridas, para a reconstrução dos conhecimentos. A compreensão da realidade é fundamental para que o aluno possa participar como protagonista da história, anunciando novos caminhos para exercer sua cidadania. Nesta perspectiva, o papel da tecnologia pode ser um aliado muito importante, porque pode ser incorporada a sala de aula, a escola, a vida e a sociedade, tendo em vista a construção de uma sociedade democrática, participativa e responsável.  O uso da Internet na escola pode exemplificar a multiplicidade de recursos que podem ser utilizados em situações de aprendizagem. O importante é o professor conhecer as especificidades de cada um dos recursos para orientar-se na criação de ambientes que possam enriquecer o processo de aprendizagem do aluno. E diante desses novos desafios o trabalho com projetos potencializa a articulação entre as áreas de conhecimento de forma integrada com as diferentes tecnologias, evidenciando-se uma atividade que rompe com as barreiras disciplinares, para compreender e transformar a realidade em prol da melhoria da qualidade de vida pessoal, grupal e global. É importante ressaltar a diferença entre a interdisciplinaridade científica que tem por finalidade a produção de novos conhecimentos e a  interdisciplinaridade escolar que é a difusão do conhecimento. A metodologia de projetos potencializa a interdisciplinaridade e a transversalidade. Pois permite ao aluno pesquisar e estudar sobre um tema e estabelecer relações significativas nas diferentes áreas do conhecimento.  Portanto, o desafio é dar nova vida ao currículo da escola. Para isso, a formação do professor tanto para aqueles que estão em exercício como aqueles que se estão preparando nos cursos superiores é imprescindível.

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