SEJA BEM VINDO!

O segredo da felicidade no trabalho reside em uma palavra: excelência.
Faz bem aquele que gosta do que faz...

terça-feira, 17 de maio de 2011

Como Utilizar as Tecnologias na Escola

Na educação brasileira há uma dicotomia entre o ensino tradicional e inovador e assim, um grande número de aluno que não percebem o significado do que lhe é ensinado. Segundo o autor Manuel Moran, uma boa escola depende fundamentalmente de contar com gestores e educadores bem preparados, remunerados, motivados e que possuam comprovada competência intelectual, emocional, comunicacional e ética. Sem bons gestores e professores nenhum projeto pedagógico será interessante, inovador. Não há tecnologias avançadas que salvem maus profissionais. 
Mas sabemos que existem outros caminhos que facilitarão o processo de crescimento de uma escola, entre eles, a escola deve fomentar a criação de redes de aprendizagem, apoio de dados de multimídias, acesso a muitas formas de pesquisa, de desenvolvimento de projetos, privilegiar a relação com os alunos, a afetividade, a motivação, a aceitação, o reconhecimento das diferenças que a torne libertadora. Outro fator que não podemos esquecer é a participação dos pais na escola, para dar suporte e incentivo nas atividades executadas e dá visibilidade ao trabalho realizado.
“Escolas não conectadas são escolas incompletas (mesmo quando didaticamente avançadas). Alunos sem acesso contínuo às redes digitais estão excluídos de uma parte importante da aprendizagem atual: do acesso à informação variada e disponível on-line, da pesquisa rápida em bases de dados, bibliotecas digitais, portais educacionais; da participação em comunidades de interesse, nos debates e publicações on-line, em fim, da variada oferta de serviços digitais. Quanto mais tecnologias avançadas, mais a educação precisa de pessoas humanas, evoluídas, competentes, éticas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário